6 Dicas de marketing para bares e restaurantes

Marketing para bares e restaurantes - Rafael Freire
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Confira algumas dicas de marketing para bares e restaurantes

Neste post apresentarei algumas dicas de marketing para bares e restaurantes e, se você é do segmento, acredito que você pode tirar alguns insights para o seu negócio.

Pois bem, eu já falei na publicação “como vender nas redes sociais através da internet” que quando eu comecei a minha carreira de publicitário, em 2008, a internet ainda estava engatinhando e, no que diz respeito aos meios de comunicação, as mídias que predominavam eram rádio, tv, jornal, revista, outdoor, etc., o que é muito diferente de hoje, pois a cada diz que passa, o fim da propaganda parece estar cada vez mais próximo.

Investir em publicidade (sim, existe diferença entre marketing e publicidade) e(ra) algo que, dependendo do caso, requer(ia) um considerável esforço financeiro por conta do empreendedor que tinha o interesse em atrair um público de outras zonas da cidade. Mas vamos direto ao que interessa!

Princípio Básico

A não ser que você seja uma pessoa tão bem relacionada com as pessoas que basta abrir as portas para chover de gente no seu estabelecimento, estas dicas não servem para o seu estabelecimento, mas não custa lembrar que você precisa identificar ou criar um verdadeiro diferencial do seu negócio e evidenciar isso para as pessoas, de modo que elas possam ter uma experiência sinestésica com aquilo que você vende e não apenas comer por comer ou beber por beber.

No meu curso on line “Como vender sem Vender” eu falo mais sobre como você pode explorar os 5 sentidos (tato, visão, paladar, audição e olfato). Clique aqui para saber mais.

Entendido os princípios, vamos às dicas.

#1- Crie um gatilho de identificação

Se trata de algo que você e/ou os seus funcionários vão dizer ao receber o seu cliente. Veja o meu exemplo: logo que você pousou aqui no artigo eu usei o “Oeeee”; o apresentador Fausto Silva usa o “Oh louco, meu”; o Galvão Bueno usa o “Bem amigos da Rede Globo”, o Chacrinha usava o “Alô, Alô Terezinha”, etc. A grosso modo isso torna uma chamada que faz as pessoas associarem tal expressão ao seu negócio e por si só, já torna a experiência de entrar no seu estabelecimento como algo memorável.

#2- Mude o nome do que você vende

É até clichê, mas nunca é demais lembrar: se você é igual a todo mundo, você não será diferente de ninguém e, como consequência disso, você correrá o sério risco de entrar para a terrível guerra de quem vende pelo menor preço, concorda?

Pois é, atribua um nome criativo e de preferência, inclua um tempero diferenciado para o que você vende, pois assim ninguém conseguirá classificar os seus pratos e/ou suas bebidas como “barato” ou “caro”, afinal na mente do seu público só existe o que ele já encontra por aí.

Quando você aparece oferecendo algo que ele nunca viu, o cérebro dele não tem outras referências, logo, você consegue posicionar o seu diferencial e ancorar um valor para algo que a grosso modo, não existia no universo do seu cliente.

3#- Tenha um Cartão de Pontuação / Fidelidade

Melhor do que vender apenas uma vez é poder vender várias vezes para o mesmo cliente. Eu já falei aqui sobre 3 tipos de produtos que você deve ter, mas é interessante que você possa oferecer um cartão que sirva de estímulo para que o seu cliente ganhe algum benefício de valor ao atingir determinada meta de consumo com você.

Mas veja, é interessante que o benefício represente um verdadeiro valor… ou vantagem mesmo… algo que também possa representar uma boa e inesquecível experiência através do seu estabelecimento e não algo sem graça que apenas você está “disposto a dar”.

Reconheça o seu cliente sazonal, porém, muito mais que isso, valorize (isso mesmo VA-LO-RI-ZE) aquele que valoriza o seu trabalho de forma recorrente e contribui significativamente para o seu faturamento.

#4- Ofereça shows artísticos

E em contrapartida tenha  a oportunidade de ter o seu estabelecimento divulgado de graça em rádio, tv, jornal e revista da sua cidade (clique aqui e saiba como). Eu mesmo faço isso por aqui com meus clientes, ajudando-nos a ganharem mídias espontânea na grande mídia (rário, tv e jornal) e fortalecendo a sua imagem nos seus respectivos segmentos de atuação. Veja abaixo o que o Olintho tem a dizer sobre o meu trabalho:

#5- Use o WhatsApp

Mas por favor, não seja um chato que fica mandando as suas postagens a toda hora para o máximo de gente possível. Isso incomoda as pessoas e, dependendo do caso, pode resultar em denuncia de spam e sua conta pode ser bloqueada. O WhatsApp, na versão que temos hoje, é perfeito para fazer promoções relâmpago no Status.

Clique aqui e faça o meu curso “Vendendo com o WhatsApp”.

Ah, e caso não saiba: já é possível automatizar todo o seu processo de atendimento e vendas pelo WhatsApp. Clique aqui e saiba os detalhes.

#6 Faça Remarketing

Conforme eu já falei neste post, se trata de uma poderosa ferramenta que você tem para usar junto a quem visitou seu site ou blog (clique aqui para entender a diferença), de modo que ao sair, a pessoa seja “perseguida” em outras páginas que ela visitar (inclusive nas redes sociais).

Você pode também criar públicos personalizados com base nos e-mails e, dependendo do caso, até mesmo nos números de celulares que tiver na sua base de dados.

Dessa forma, com a ajuda do Facebook por exemplo, você pode determinar que ele encontre pessoas parecidas com aquelas que estão na sua base de dados, possibilitando criar uma comunicação mais segmentada e poderosa junto a quem tem o verdadeiro perfil e/ou potencial de compra para aquilo que você vende.

Ah, só um detalhe: muito cuidado com o Impulsionamento no Facebook, viu? Clique aqui e saiba por que ele pode quebrar o seu negócio!

#Dica Bônus – Eleja ou seja o seu Influencer

Veja casos de Steve Jobs (Apple), Comandante Rolim (TAM – atual LATAM Airlines), Flavio Augusto (Geração de Valor), dentre outros nomes de grandes marcas que, além de donos, falam pela própria empresa.

Não tem coisa mais impactante do que conhecer o dono do negócio, concorda? Aliás, ninguém melhor do que você para falar sobre a sua missão, os seus valores, seus propósitos e mostrar que por trás da sua empresa existem pessoas de carne e osso. Lembre-se: pessoas se conectam melhor com pessoas, não com empresas!

Entendeu o que eu quis dizer, né?

Ah, você tem medo?

Se isso realmente representar muito desconforto para você, o ideal é que você tenha um sócio, um funcionário ou até mesmo um prestador de serviço que possa servir de garoto (ou garota propaganda) da sua empresa (a exemplo de Casas Bahia, Friboi, Posto Ipiranga, etc.). No entanto, a minha sugestão aqui é que ele represente a sua empresa dentro dos seus pontos de contato (Redes Sociais, Site, Blog, Apps, Veículos Offline, etc.) e não apenas nos dele. As pessoas precisam bater a visão dele e imediatamente associar à sua marca!

Clique aqui e saiba o que fazer se você tem pavor de aparecer em vídeos.

Quanto aos Youtubers

Hunnn… Sei de casos de empresas que pagam Youtubers para falar sobre as ações dos seus “patrocinadores”, mas que ambos não tem (ou não aparentam ter) nenhum vínculo com outro, exceto um acordo comercial sem naturalidade, sem informalidade… sabe… aquele tipo de conteúdo “mentiroso”que tem cara de propaganda? Pois é! É claro que isso vai depender do que você pretende adotar como estratégia, porém, o que eu sugiro aqui é que você tenha alguém que mostre o “fator verdade” da sua empresa, se é que me entende!

Clique aqui e saiba o que você deve saber antes de contratar um Digital Influencer.

Conclusão

Uma coisa que eu aprendi é: investir em marketing não assegura o sucesso do seu negócio, mas não investir com certeza assegura o fracasso (saiba  como começar clicando aqui). Como você pode ver, existem não só formas de se comunicar, mas também de ajuda-lo a criar um (novo) posicionamento na mente do seu público e assim tornar o seu empreendimento diferenciado e até mesmo mais valorizado, no entanto, pode ser que ele esteja com um sério gargalo que o esteja impedindo de avançar ainda mais.

Quer a minha ajuda pessoal?

Sua empresa está ativa na internet com site posts, impulsionamentos, etc. etc, mas apesar das curtidas, comentários e visualizações, você sente que algo não está dando certo em relação às suas vendas?Clique aqui para e faça o seu cadastro gratuitamente para saber o motivo disso e fique tranquilo: você não precisa demitir a pessoa ou agência que faz o trabalho nas suas páginas virtuais e nem no seu site!

Faça, que acontece!

 

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