O que é pitch e como definir o seu?
“Pitch” é um termo, geralmente usado em startups e é como se fosse o seu discurso de vendas usado para atrair investidores.
Apesar de ser publicitário e entender que você tem o direito (e dever) de falar bem dos seus produtos ou serviços, eu já propus a ideia de que você não deve investir em adjetivos.
Claro, fazer propaganda de si é fácil, tranquilo e favorável, mas você há de convir lá fora os seus concorrentes fazem o mesmo e aí acaba que você corre o risco de ser só mais um “panfleteiro” no meio da multidão querendo vender as suas “ofertas imperdíveis”.
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Pá-Pou
Não é à tôa que comerciais publicitários tendem a ser rápidos: você precisa ser rápido, claro e objetivo para atrair a atenção e claro, vender o seu peixe.
No que diz respeito ao seu pitch é a mesma coisa, pois é de fundamental importância que você o tenha como se ele fizesse parte das suas cartas na manga para atrair investidores, parceiros e até mesmo clientes, independente de você ter uma startup ou não.
Pois é, a ideia é fazer mais com menos.
Os 3 tipos de mais comuns de pitch são:
High Concept Pitch
- Descreva o seu produto em uma frase curta.
Elevator Pitch
- De 30 a 60 segundos
- Pense que o único objetivo é conseguir uma reunião com o seu possível cliente, parceiro ou investidor
- Traga o High Concept Pitch para o início da conversa
- Demonstre o seu negócio
- Comece pelo problema
- Quais são os benefícios do seu negócio? Como ele resolve determinado problema?
Pitch Deck
- Ele ocorre quando você já conseguiu a reunião
- Até 15 minutos
- No máximo 10 slides
- Conte uma história que seja convincente
E aí entram 10 passos fundamentais para o seu Pitch Deck:
- Se apresente de forma objetiva
- Explique o problema que você vai resolver
- Mostre o tamanho do seu mercado
- Ilustre a solução proposta
- Defina o seu modelo de negócios (como você vai ganhar dinheiro com ele)
- Mostre quem são os competidores do seu mercado
- O que você já realizou/conquistou
- Apresente o seu time
- Mensure o investimento necessário
- A sua visão