Mídia Tradicional ou Mídia Digital, qual é a melhor?

Mídia Tradicional ou Mídia Digital, por Rafael Freire
Compartilhe com os amigos!

Mídia Tradicional ou Mídia Digital, qual é a melhor para o seu negócio?

Se você é um empreendedor e está na dúvida entre mídia tradicional ou mídia digital para divulgar o seu negócio, esta dica é pra você. Só lembre-se de que Mídia é uma coisa e Marketing é outra.

Clique aqui e saiba a diferença entre Marketing e Publicidade.

O que é Mídia?

Se trata do conjuntos dos meios de comunicação existentes em uma área, ou disponíveis para uma determinada estratégia de comunicação. Media, em latim, é plural de medium, que se significa “meio”. Em publicidade, costumamos classificar os veículos em:

  • Mídia Impressa: jornal, revista, folheto, outdoor, mala direta, displays, etc.;
  • Mídia Eletrônica: tv, rádio, cd, vídeo, cinema, etc.;
  • Mídias Digital: que transmite informações digitalizadas, a exemplo da vasta gama de material disponibilizado em sites, blogs, redes sociais, infoprodutos, armazenamento em nuvem, etc. Aliás, hoje o seu próprio smartphone serve de meio para que você tenha acesso ao universo digital, graças à internet;

No que diz respeito ao nosso assunto

A Mídia é o Meio que você vai eleger utilizar para um fim… um objetivo específico. Exemplos: tornar a sua empresa ou o seu nome conhecido, comunicar algo, estimular as pessoas a visitarem a sua empresa ou o seu site, vender algo, etc.

No que diz respeito ao objetivo de estimular as pessoas a visitarem a sua empresa, a sua rede social ou o seu site, podemos dizer que você está querendo “gerar tráfego” e, quando o objetivo é vender algo… bom, não preciso nem dizer, né? Rsrsrrs

Clique aqui e saiba como o PATO pode ajudar o seu negócio a vender mais na internet.

Mas, enfim: mídia Tradicional ou Mídia Digital, qual é a melhor para o seu negócio?

Sem enrolação, vamos direto a alguns pontos que eu acredito merecem ser analisados.

Custo

– A mídia tradicional tem um alto custo médio para atrair um cliente em potencial.
– A mídia digital tem um baixo custo médio para atrair um cliente em potencial.

Clique aqui e saiba como ser divulgado em rádio, tv e jornal da sua cidade sem pagar nenhum centavo para isso.

Interação

– A mídia tradicional é unidirecional. Você não consegue interagir em nada com ela.
– A mídia digital é interativa e em via dupla. Você consetalgue clicar, escrever, apagar, comprar, curtir, descurtir, acompartilhar, assinar, pagar, avançar, retroceder, etc.

Clique aqui e saiba o que é CTA e o poder que ele tem em suas ações de marketing.

Encontrabilidade

– Na mídia tradicional você procura clientes através de anúncios em jornal, tv, rádio, revista, mídia externa, etc.
– Na mídia digital clientes veem até você através de ferramentas de busca (como o Google), referências e redes sociais;

Clique aqui para saber o que é SEO e como ele pode ajudar no seu negócio.

Valor ao cliente

– Na mídia tradicional você fornece pouco ou nenhum valor agregado ao seu cliente;
– Na mídia digital você fornece muito valor, educa e entretém o seu cliente;

Clique aqui e saiba como começar a gerar conteúdo para a sua audiência.

Tipo de conteúdo

– Na mídia tradicional você faz propaganda e só fala sobre você;
– Na mídia digital você entrega conteúdo e fala sobre o seu cliente;

Clique aqui e saiba sobre o fim da Propaganda.

Atente-se para as Gerações

Para fins de Marketing, a melhor mídia é aquela que está aonde o seu (possível) cliente está, porém, diferente do passado, hoje estamos num novo paradigma. A mídia, na condição de ferramenta que ajuda o seu negócio a vender, não é mais unilateral, onde “só você” fala das suas qualidades, dos seus produtos, dos seus serviços, dos seus adjetivos e a sua audiência fica calada de forma passiva.

Se o seu público é formado pela geração Baby Boomer (formada por quem nasceu entre as décadas de 1920 e 1940), ou pela geração X (formada por quem nasceu entre os anos de 1960 e 1970), seus esforços de comunicação tendem a ser mais efetivos nos meios tradicionais.

Por outro lado, se sua audiência é composta pela Geração Y (formada por quem nasceu até meados da década de 1990), veja a possibilidade de mesclar entre as mídias offline e as digitais.

Todavia, saiba que a Geração Z (formada por quem nasceu a partir do ano 2000) está conectada praticamente 100% no universo digital e quer saber mais, quer opinar, quer contribuir, quer entender, quer tirar dúvidas até finalmente optar por fazer a compra daquilo que é ofertado e tudo isso ela consegue fazer em poucos cliques.

Conclusão

Se você já tem ciência da importância do marketing digital para vender os seus produtos, mas o seu público ainda não consegue clicar para, de fato, comprar de você, é sinal que o seu marketing digital ainda não está tão digital assim… ele infelizmente ainda está no modo analógico e isso sim é, definitivamente, um grande prejuízo para o seu negócio!

Você até que tenta vender pela internet, mas não entende o que há de errado?

 

 

 

 

 

Compartilhe com os amigos!

Os 5 posts mais vistos até agora