Rede Social é o meio e não o destino das suas ações de marketing!
Imagine que você tem o objetivo de viajar para uma cidade diferente da sua para vender os seus produtos e serviços a um cliente (vamos chama-lo de João).
Eis que dependendo da distância, do seu senso de urgência, das condições geográficas e claro, dos seus recursos financeiros, você tem algumas soluções à sua disposição:
– ir de moto
– ir de carro
– ir de ônibus
– ir de barco
– ir de avião
Imagine agora que você decidiu por uma das opções acima, seguiu viagem, mas chegando na cidade, optou por não fazer o desembarque para mostrar ao João os detalhes técnicos, os diferenciais, as vantagens, o preço e, por fim, fechar a venda com ele (que vai poder decidir se paga em carteira, se usa o cartão de crédito, boleto bancário, transferência eletrônica, etc.).
Aí, você fica chateado com o João porque teve todo o trabalho (e gasto) de ir até a cidade dele, mas ele passou por você, avistou você, fez um “ok” com o polegar direito e foi embora.
Transtornado dentro veículo (você não fez o desembarque, lembra?), você procura entender por que o ingrato do João não foi até você pedir mais informação e o mais importante para o seu objetivo: comprar de você!
Dia após dia essa cena se repete: você dentro do veículo, o João passa por você, confirma que viu você e, quando toma alguma atitude, no máximo faz um “ok” com o polegar.
Aí você desiste e volta pra casa decepcionado, irado e frustrado com todo o esforço empenhado e nada do João se interessar por você, que investiu tempo, energia e dinheiro!
Percebeu o erro?
É isso que praticamente boa parte das empresas faz ao querer usar o marketing digital. Elas escolhem o meio para se comunicar com o cliente (Facebook, Instagram, WhatsApp, Youtube, etc.) mas elas não “desembarcam”.
Elas não estimulam o cliente a se interessar por elas, elas esperam que ele vá até elas… ou pior que isso, elas pagam para obter curtidas (o “ok” com polegar) e só!
No final disso tudo, elas não entendem por que não conseguem vender através da internet! Aí se estressam e se decepcionam com os seus resultados.
O que fazer então?
Se esse é o seu caso, você precisa “desembarcar”, você precisa abordar o seu cliente e fazer com que ele tome uma ação ao ver você. O nome disso é “Chamada Para Ação” (do inglês Call To Action, ou simplesmente CTA)!
Esse CTA precisa ser um link que sirva para o “João” clicar e interagir com você para algumas das opções básicas:
– Enviar mensagem pra você;
– Se cadastrar na sua base de dados e assim virar um lead seu;
– Baixar um material seu;
– Fazer um treinamento seu;
– Solicitar um orçamento seu;
– Comprar de você;
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Lembre-se!
Não adianta ele apenas ver e “curtir” (ou no caso citado, dar um “ok” pra você). Esqueça essa métrica de vaidade que não traduz em nada para os seus objetivos. Rede social é o meio, não o destino das suas ações!
Você precisa ter algo para oferecer de modo que seja resolvido aqui mesmo na internet, de preferência em uma página de destino (também chamada de Landing Page).
É essa página que vai representar o “desembarque”, porém dessa vez, não o seu, mas o do seu cliente.
Não basta ser visto, não basta ser lembrado!
Se suas ações de marketing digital consistem fazer com que sua empresa seja apenas vista e lembrada (tal como apregoam os veículos offline), você corre sérios riscos, tais como:
– gastar energia e dinheiro à toa, caso seja um(a) empreendedor(a) e faça tudo por conta própria;
– gastar energia e dinheiro à toa, caso seja um(a) empreendedor(a) e pague alguém para “alimentar” os seus meios de comunicação (ou como eu digo, os seus pontos de contato);
– perder o seu emprego, caso trabalhe no departamento de marketing de uma empresa;
– perder o(s) seu(s) contrato(s), caso seja um(a) prestador(a) de serviços na área de marketing digital;
Conclusão
Agora que você já sabe que rede social é o meio e não o destino final das suas ações de marketing no mundo digital, eu sugiro que você faça o meu curso “Marketing Digital: os princípios básicos para você vender sem vender”. Clique aqui e saiba mais!