Quer começar no Marketing Digital? Siga estas dicas!

quer começar no marketing digital, por Rafael Freire
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Para começar no Marketing Digital tome nota disto!

Como me deparo frequentemente com pessoas que já se atentaram para as possibilidades de trabalharem de onde e quando quiserem fazendo uso apenas das suas boas ideias e de uma conexão com a internet, mas que ainda não sabem bem como começar, eu separei aqui algumas dicas de cursos e ferramentas para ajudar nessa curva de aprendizado.

Preparado? Então tome nota e faça, que acontece!

1. Comece elegendo seu nicho de atuação

Se você quer começar no marketing digital eu sugiro que se dedique a ser referência naquele segmento que você vai se propor a ter como a sua causa, não importa se você vai trabalhar como infoprodutor, como afiliado digital e/ou como empreendedor do próprio negócio.

Você precisa vender uma verdade! Aliás, essa é a primeira coisa que as pessoas vão comprar – a sua verdade!

Assista ao vídeo rápido abaixo e entenda!

https://www.instagram.com/p/Bvecu-VA9nR/

 

Uma dica que dou para você eleger o seu nicho é:

Registre e analise os seus hábitos de compra, pois a partir deles você pode identificar que a inclinação dos seus interesses está basicamente ligada a segmentos como:

  • Paixões
  • Hobbies
  • Medos
  • Problemas

E, dentro desses segmentos, alguns dos nichos lucrativos que você pode eleger para atuar são:

  • Motivação
  • Liderança
  • Finanças
  • Negócios
  • Marketing
  • Espiritualidade
  • Relacionamentos
  • Estilo
  • Produtividade
  • Emagrecimento

2. Comece como Afiliado

Essa é, na minha opinião, a melhor forma para quem quer começar no marketing digital, o que não quer dizer necessariamente que é do tipo “mais fácil”, pois o que você vai fazer é ter uma pauta de assunto orientada para um produto (treinamentos, serviços, softwares e/ou produtos físicos) que já foi feito por uma pessoa e que vai lhe repassar uma comissão assim que alguém clicar no seu link e efetuar determinada compra.

Cadastre-se em plataformas como a Hotmart, a Eduzz e/ou a Monetizze e escolha o(s) produto(s) que você mais tem familiaridade (com base nos nichos que listei acima). A essa altura você não vai necessariamente ter que se preocupar com site, banners, carta de vendas, material de divulgação, provas sociais, etc.

Agora é claro que eu sugiro que você vá além de apenas ficar apontando os seus links de afiliado, mesmo porque em determinados casos você pode ser penalizado e ter a sua conta nas redes sociais bloqueadas, que aliás são o próximo tópico a ser explanado.

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3. Eduque a sua audiência nas redes sociais

Dedique-se a produzir conteúdos relevantes para começar a atrair pessoas interessadas naquele segmento que você elegeu e, para isso tenha participação em redes sociais como o Facebook, o Instagram, o Youtube e o WhatsApp. Eu recomendo que você não fique refém apenas do material que os produtores disponibilizarem.

Se você não sabe de onde tirar ideias para os seus conteúdos, clique aqui!

3.1 Vídeos – para tímidos

Eu já falei acima que as pessoas compram a sua verdade e, se você alega que você tem problemas em falar para pessoas, infelizmente o seus resultados tendem a ser mais lentos, aliás, eu mesmo já tive dificuldade em falar para as câmeras, mas hoje estou bem melhor que antes.

Vale lembrar que nos dias atuais você não precisa ficar refém das grandes produtoras, pois graças aos atuais smartphones já é possível produzir os seus próprios vídeos e, neste caso o que você vai precisar basicamente é:

 

Visualizar esta foto no Instagram.

 

Uma publicação compartilhada por Rafael Freire Consultor (@rafaelfreireconsultor) em

Se você tem o interesse em aprender a fazer filmes profissionais usando o seu próprio celular, basta clicar aqui.

As pessoas me perguntam

Sobre o programa de edição que uso, mas confesso que, como eu já consigo falar de forma mais desinibida, eu geralmente posto o vídeo diretamente no meu Canal do Youtube e no IGTV (Instagram), exceto quando o conteúdo é um pouco mais denso, pois se esse for o caso, eu uso o Camtasia, que aliás, é perfeito para quem tem problema de aparecer em vídeos e assim fazer os seus vídeos em forma de screencasts.

Ah, mas eu também uso o Camtasia para fazer montagens como a que você vê abaixo:

Clique aqui e saiba como ser um expert em Camtasia.

Transmissões ao vivo para as suas redes sociais

Você também pode transmitir os seus vídeos ao vivo e ao mesmo tempo para o seu Facebook, para o seu Instagram e para o seu canal do Youtube, aumentando assim a sua visibilidade e autoridade junto ao público que se interessa pelo seu segmento de atuação.

Para aprender como funciona na prática, basta clicar aqui.

Outra dica fundamental: tenha sistemas automatizados!

Felizmente para uns e infelizmente para outros, a tecnologia está extinguindo profissões e mercados, porém isso também faz gerar novas oportunidades.

Com base nisso, imagine ter um (ou vários) sistema(s) que se comunica(m) 24h por dia com o público interessado naquilo que você vende. É aqui que vão entrar outras recomendações que você pode adotar agora mesmo aos seus projetos profissionais.

Para o seu Facebook

Você pode contar com os Chatbots (veja o vídeo abaixo):

Para o seu WhatsApp

Através do Forzapp você pode fazer uso inteligente do seu WhatsApp e, ao invés de ter que contratar uma equipe inteira para ficar gerenciando o relacionamento e as vendas dos seus clientes, você poderá:

  • Fazer disparo de mensagens em massa (mais de 100 por minuto);
  • Ter um robô de respostas, para responder quem interage diretamente com você ou em qualquer grupo  que você participa;
  • Ter números simultâneos, caso trabalhe com negócios e/ou produtos diferentes;
  • Segmentar suas campanhas por listas, separando e qualificando os seus leads, de acordo com as suas campanhas;
  • Importar contatos, mesmo sem precisar cadastrar seus leads como contatos em seu celular;
  • Fazer personalização de variáveis, permitindo utilizar informações importantes e únicas de seus clientes em suas mensagens, aumentando assim a empatia e diminuindo o caminho até a venda;

Clique aqui para saber todos os detalhes e faça a sua assinatura agora mesmo! e, ainda que você fique com o pé atrás, você pode testar a ferramenta por 7 dias e, se por algum motivo achar que a ferramenta não serve pra você, basta solicitar o seu reembolso.

Para o seu Site

O primeiro passo é você definir o domínio do seu site (exemplo www.suaempresa.com.br). Clique aqui e consulte a disponibilidade. Depois disso, vai ser necessário hospedar o conteúdo do seu site (para fazer ele “existir” de fato) e, neste caso, eu uso e recomendo a Hostgator (clique aqui e conheça os planos).

Feiro isso, você pode (e deve) implantar o seu sistema de E-mail Marketing e, o que eu uso e recomendo é o Active Campaign. Veja o preview que fiz sobre ele abaixo:

Clique aqui e conheça os planos do Active Campaign ou entre em contato para receber a minha ajuda pessoal!

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Conclusão

Se você quer começar no marketing digital, saiba que ele é como se fosse um Iceberg, porque boa parte do que se vê não revela na verdade, o que está escondido nos bastidores, nas ferramentas, nas técnicas, nos conceitos e (também) no próprio fator humano.

Aliás, esta foi só uma resenha que resolvi apresentar a você, de modo que você possa enxergar as oportunidades e desafios, esteja você na condição de alguém que quer aprender para aplicação no próprio negócio ou para se tornar um profissional da área para atender outras pessoas!

No entanto, independente do seu perfil, lembre-se de uma coisa: ninguém faz nada só, por isso é importante você acompanhar não apenas tendências, mas principalmente de ter também, a sua rede de contatos para que ela possa ajudar nos seus objetivos e/ou nos dos seus clientes.

Clique aqui e saiba qual é a equipe básica de marketing digital que você precisa ter.

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Feedback Eu Quero Brigadeiro - Rafael Freire

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Faça, que acontece!

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