6 dicas para combater medos imaginários

Compartilhe com os amigos!

Combater medos imaginários – 6 dicas

O medo é aquele sentimento natural e até mesmo involuntário de inquietação que ocorre quando algum perigo ameaça a nossa zona de conforto e ele pode ser real ou imaginário. Não sou nenhum especialista no assunto, mas é sabido que, dependendo do caso, ele pode até ser necessário para a nossa sobrevivência. O problema é quando ele começa a atrapalhar e prejudicar a vida e a carreira das pessoas por circunstâncias, que até então, só ocorrem na mente delas.

Clique aqui e saiba como dizer “Não” sem culpa.

Mindset

Devido a traumas ocorridos na infância, muitas situações rotineiras do dia-dia podem ser extremamente tensas para algumas pessoas na ida adulta, enquanto que para outras, são completamente normais e, em alguns casos, até mesmo absurdas e engraçadas. No entanto, isso varia de indivíduo para indivíduo, uma vez que cada um é resultado do conjunto de experiências que teve e, a grosso modo, é a partir delas que ele passa a incorporar para o seu mindset (a forma de enxergar, assimilar as coisas) as melhores atitudes que o deixem mais longe do risco e perigo e mais perto da tranquilidade e do prazer.

Clique aqui e saiba por que você está onde está.

Possíveis causas

Acidentes, proibições, constrangimentos, decepções e constante exposição a notícias, fatos, experiências e dados negativos, tenebrosos e muitas vezes sensacionalistas contribuem para que muitos fiquem até mesmo paralisados em relação a certas situações, aliás, eu até já falei um pouco sobre isso no artigo “A crise é com eles, não com você”.

É claro que não pretendo dizer o que é digno de se temer ou não, mas como o meu propósito aqui é enfocar a sua produtividade pessoal, apresento alguns tópicos para ajudá-lo a refletir e, claro, dar os primeiros passos para se libertar dessa condição mental que tanto o impede de progredir na vida.

1- Afaste-se de pessoas negativas

Não que você deva encarar o mundo como um mar de rosas, mas observe que certas pessoas e até mesmo certos canais de comunicação (inclusive a internet) são especialistas em mostrar o lado ruim da vida e só isso. Pratique a dieta da informação e fique mais leve!

2- Aproxime-se de pessoas, coisas e notícias positivas

Pois é, faça exatamente o contrário do item acima. Essa, aliás, é a prática que não possibilita você de conquistar os seus objetivos de forma mais rápida, como também o faz perceber que muitos dos seus medos na verdade são apenas invenções da sua mente. Detalhe: muitas vezes essas “pessoas” estão em livros, filmes, sites e até mesmo aqui no Enfim, Desempregado.

3- Corte o seu medo em pedaços

Como ele está na sua mente, o melhor caminho de enfrentá-lo é realizando etapas. Imagine que para superá-lo você precise fazer coisa X, mas que antes dela você precise fazer, ter ou saber coisa Y. Não anseie ir com muita sede ao pote, trabalhe a sua autoconfiança com pequenas atitudes até incorporá-las ao seu mindset para que em seguida você possa avançar para os passos subsequentes.
Clique aqui e confira algumas dicas para adquirir mais autoconfiança!

4- Esqueça o sucesso

Caso contrário, na primeira adversidade que tiver, você vai se sentir fracassado. Acredite, você está sujeito a errar, tropeçar e cair, porém, se encarar tudo como parte de um processo pelo qual está passando, a coisa fica até mesmo mais divertida. Entenda que o mais importante não é a chegada, mas sim, o trajeto que você percorre para chegar lá. Clique aqui para ler o artigo “O Azar do Sortudo”.

5- Comemore

Por menor que seja o seu feito. Aliás, o que é insignificante para você pode ter extremo valor para outra pessoa e vice-versa. O importante é você ir avançando nos níveis de combate ao medo, de acordo com o seu próprio ritmo. Não sei você, mas de vez um quando vibrar com um bom palavrão triplica a minha sensação de realização…hehehe.

6- Avance adiante

Sempre vai ter o próximo passo e, assim como no colégio, os níveis mais básicos são pré-requisitos para os subsequentes e daí em diante. Repita o processo apresentado neste artigo e boa sorte!
Clique aqui para ler o artigo “A chatice de você fazer o que gosta”

Você está desempregado e tem medo de empreender?

Clique aqui e saiba o que eu faço desde 2005 para trabalhar e ganhar dinheiro sem depender de um emprego e como você pode fazer o mesmo, independente da sua área de atuação. Veja o que o Ricardo tem a dizer a respeito:

Compartilhe com os amigos!

Os 5 posts mais vistos até agora