Mas enfim, qual é a diferença entre Público Alvo e Persona?
Parece que assim como eu já fui um dia, você também está com essa dúvida atrás da orelha, ainda mais se não for da área de marketing.
Aliás, esses conceitos são relacionados ao estudo do marketing como um todo (inclusive offline) e não apenas ao digital, viu? Então vamos ao que interessa!
Público Alvo
Diz respeito, principalmente, às características demográficas do seu público e aqui entram questões como:
- Sexo (homem e/ou mulher);
- Idade (entre X anos e Y anos);
- Zona Geográfica (bairro, cidade, estado, país, planeta, galáxia, etc.);
- Profissão (desempregado, autônomo, profissional liberal, servidor público, empresário, etc.);
- Estado Civil (solteiro, casado, divorciado);
- Grau de Escolaridade (Ensino Fundamental, Ensino Médio, Técnico, Ensino Superior, Especialista, etc.);
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Persona
Diz respeito às características comportamentais do seu público e aqui entram questões como:
- Produtos e serviços que gosta de comprar e consumir;
- Atividades que faz por prazer;
- Pessoas (ou marcas) que tem como referência;
- Medos;
- Problemas;
- Dúvidas;
Como usar as informações do seu Público Alvo
Uma vez que você reunir as informações aqui apresentadas, aplique as mesmas em suas campanhas promocionais, principalmente nas que são feitas aqui na internet.
Ainda que você nem saiba bem certas informações do seu público, você tem duas opções:
- Fazer a coleta das mesmas junto ao seu público em forma de pesquisas e/ou entrevistas. Clique aqui e entenda como eu posso ajudar;
- Usar as próprias plataformas digitais como o próprio Google e/ou Facebook. Elas fornecem vários insights para que você possa incluir em suas campanhas patrocinadas;
Como usar as informações da sua Persona
Descrevendo os desejos, os sonhos, as necessidades, os problemas e as dores do seu público e as respectivas soluções em forma do seu discurso persuasivo, também chamado de Copyright, ou simplesmente Copy!
Nesse sentido, as informações da sua Persona deverão ser usadas:
- Na Copy dos seus anúncios escritos;
- Na Copy dos seus anúncios falados;
- Na Copy da sua oferta direta junto ao cliente, no modo offline;
- Na Copy da sua carta e/ou vídeo de venda, no modo digital;
Uma grande sacada que você tem para explorar a sua Persona é fazendo uso do Storytelling.
Clique aqui e confira a minissérie em vídeo que fiz só sobre esse assunto!
Em conclusão
Agora que você já sabe a diferença entre Público Alvo e Persona, coloque a mão na massa.
Quanto mais preciso você for em relação ao tipo de pessoa que você quer atingir, mais assertiva será a sua comunicação. Como resultado, maiores serão as suas chances de conversão nas suas ações.
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