Curso Vendendo com o WhatsApp


Muito obrigado por confiar no meu trabalho!
Sem enrolação e indo direto ao ponto: nesta página você vai encontrar estratégias simples mas extremamente poderosas para ser mais produtivo e começar a vender os seus produtos e serviços através do WhatsApp! Só lembre-se que, conforme eu já falei antes, a ideia aqui não é necessariamente fazer você ter QUANTIDADE e sim, QUALIDADE de venda, pois melhor do que você querer vender para todo mundo é você poder se dedicar a quem realmente tem potencial para valorizar o seu trabalho (com o detalalhe de que você sabe que pode realmente promover uma verdadeira transformação na vida das pessoas), ok? Acompanhe cada linha dos parágrafos e cada segundo dos vídeos a seguir e trate de aplicar imediatamente aos seus negócios! Faça, que acontece!
1- Vender pelo WhatsApp:
O que funciona e o que não funciona
Pelo menos enquanto este curso está no ar, o WhatsApp é uma das 5 mídias indispensáveis para a sua carreira e para os seus negócios (juntamente com Facebook, Instagram, Youtube e Linkedin) e, depois de muito testar por aqui, vou compartilhar com você um pouco do que funciona comigo em relação, não apenas à divulgação dos meus serviços, mas principalmente na atração de compradores em potencial e claro, no que diz respeito à concretização de vendas dos meus treinamentos e serviços empresariais.
O que boa parte das pessoas faz
Eu já falei no meu blog por que você não consegue vender pela internet e, no que diz respeito ao WhatsApp não é diferente: os resultados em vendas são nulos ou praticamente imperceptíveis porque simplesmente elas só querem vender! Parece ironia né, mas a grosso modo tendemos a agir assim:
- Fazemos um anúncio criativo;
- Fazemos uma lista de transmissão com praticamente todos os nossos contatos ou então exploramos os grupos que participamos, de modo que possamos impactar o maior número de pessoas;
- Criamos um texto de vendas;
- Disparamos o anúncio e o texto para esses contatos
- Torcemos para que alguém se manifeste;
Mas aí, das duas uma:
- Ninguém se manifesta
- Ou então as pessoas se interessam e tendemos a ficar que nem loucos para responder de um a um (nesse caso eu sugiro que você utilize o WhatsApp no seu computador para agilizar a sua comunicação, caso ainda não saiba como fazer. Clique aqui e saiba como);
Pois é: a internet não é que nem os veículos de massa como rádio, tv e jornal onde as pessoas não têm como interagir com você (clique aqui e saiba como ser divulgado de graça na tv da sua cidade). Pelo contrário: é através dela que as elas têm o poder de exaltar ou destruir o seu trabalho… ou pelo menos de se manterem neutras e caladas ao que você faz!
Com base nisso, pode-se concluir que a maior vantagem do WhatsApp é que você pode falar com várias pessoas ao mesmo tempo a custo zero, no entanto ele não deve ser apenas fonte de panfletagem virtual pois embora adorem comprar, as pessoas simplesmente odeiam vendedores. Basta analisar a si mesmo: você realmente responde aquelas inúmeras propagandas dos seus amigos (ou conhecidos) que chegam a você? Tenho certeza que a estatística é muito baixa! Você olha e pronto. Só isso!
No WhatsApp a maioria da pessoas replica o que a mídia offline faz: elas trabalham apenas a exposição dos seus produtos!
Como ser mais eficaz?
É claro que existem casos e casos e aqui não existe “certo”ou “errado”, mas a ideia é que você não foque apenas em aparecer, principalmente se o que você oferece é algo, cujo público é mais segmentado e nem todo mundo pode comprar/pagar pelo que você tem. Se esse for o seu caso, eis as minhas dicas:
Defina quem você quer ter como cliente
Lembre-se: menos é mais. É muito melhor você se dedicar a um bom cliente (que realmente valoriza o que você faz) do que ficar pedindo migalhas de quem vive pedindo descontos ou vive chamando você para apagar incêndio, tirando a sua qualidade de vida. Sugestão: eleja pelo menos 5 clientes que realmente têm potencial para comprar de você!
Aposte no relacionamento
Já diz o ditado “se você quer extrair mel, não espante a colmeia”! Evite ser o típico de vendedor chato que só está interessado no seu próprio bolso. As pessoas detectam de longe esse tipo de gente! É o relacionamento que vai alimentar a confiança por parte desse(s) cliente(s) em potencial(is).
Chame a pessoa pelo nome
O nosso nome é uma das coisas que mais valorizamos e, quando a pessoa vê que você está falando com ela, a tendência é que ela desbloqueie o senso da barreira comercial (muitas vezes criado de forma inconsciente). Você, antes de ser um vendedor, precisa ser amigo das pessoas, de modo que elas acreditem e confiem em você. Sem isso, game over para as suas vendas!
A opção fundamental
Mais uma vez: evite bancar o vendedor chato! Dê a opção de a pessoa parar de receber as suas mensagens, principalmente se elas só tiverem apelo de venda. A minha sugestão é que você tenha salvo nem um aplicativo de notas a seguinte frase “por favor, caso não queira mais receber mensagens deste tipo, basta me responder com a palavra ‘SAIR'”. Desse modo você não gasta o seu tempo com quem sequer tem interesse no que você tem a oferecer, ajuda a pessoa a não se distrair com assuntos irrelevantes para ela e o melhor: impede que ela bloqueie o seu nome sem que você saiba!
E como gerar venda direta pelo WhatsApp?
Você pode fornecer ao seu cliente o número da sua conta bancária para que ele faça o depósito, mas também pode optar por gerar links de portais de pagamento como Pagseguro, por exemplo e receber pela venda serviços e produtos físicos, podendo dar ao seu cliente a opção de vários métodos de pagamento (inclusive no cartão de crédito).
Basta gerar o link com os dados e valores do seu produto em menos de um minuto e mandar o link para que ele clique e faça o seu pagamento.
O processo é simples. Depois de se cadastrar no Pagseguro, siga as seguintes etapas:
1. Na barra lateral escolha a opção VENDA ONLINE
2. Escolha a opção VENDA RÁPIDA
Agora vamos à configuração da venda do seu produto em si:
3. Digite o nome do seu produto;
4. Digite o preço do seu produto;
5. Digite o email que vai notificar você quando uma transação for feita (o e-mail que você cadastrou);
6. Escolha se no seu caso a melhor expressão é "Comprar" ou "Pagar" (no meu caso eu uso "Pagar")
7. Escolha o layout do botão do Pagseguro que você quer que seja exibido para o seu cliente;
8. Se você não tem site, deixe a opção "Padrão" marcada ou , se tiver, fique à vontade para escolher a opção "Lightbox";
9. Clique no botão para gerar o link de pagamento;
10. Copie o código gerado e envie para o seu cliente fazer o pagamento ou compartilhe nas suas redes sociais e/ou no seu site;
Caso queira adquirir a sua Máquina de Cartão de Crédito do Pagseguro, clique aqui.
Ah sim: e para entregar o seu produto você precisa incluir outros fatores de custo como frete, peso, etc., marque a opção relacionada.
Caso tenha um infoproduto (eBook, audiobook, podcast, área de membros, etc.), você pode usar Gateways de Pagamento como Hotmart, Eduzz, Monetizze, etc.
Basta você entrar com o seu produto que a parte financeira fica inteiramente por conta deles, que vão receber uma pequena comissão sobre as suas vendas.
Conclusão
Apesar de ser “fácil” empurrar os seus produtos goela abaixo das pessoas, saiba que elas só vão digerir o que você tem a oferecer depois desse trabalho da geração de empatia, autoridade e confiança. Senão, pode esquecer: você tenderá a ser um eterno panfleteiro digital que atira para tudo que é lado e que possivelmente terá dificuldades em ter de fato, bons clientes!
A outra opção que você tem é de, ao invés de ficar apenas ficar na prospecção de clientes, é fazer também com que clientes em potencial procurem por você, mesmo que você não os conheça e o melhor: sem ficar perdendo tempo com quem quer pechinchar com você apenas pelo menor preço.
Trabalhe para que as pessoas procurem por você e evite falar logo de cara o preço do seu trabalho. É isso que faz as pessoas perceberem o seu valor!
Emprenhe-se em ser uma autoridade no seu mercado de atuação (mesmo que ainda não seja de fato)! Aos poucos você vai colher o resultado do seu trabalho com as pessoas procurando por você!
Veja alguns exemplos meus abaixo:






Bônus Especial - Como fazer marketing no "Status" do WhatsApp de forma altamente eficaz!
Por conta da tentativa frustrada de comprar o Snapchat, o Facebook colocou o recurso de exibir vídeos e imagens com curta duração no Instagram e recentemente, no WhatApp. Apesar de muita gente ter estranhado, saiba como tirar proveito do “status” do aplicativo para poder fazer a divulgação dos seus produtos e serviços de forma estratégica, em particular usando um gatilho mental muito poderoso que, dependendo do caso, pode deixar muita gente desesperada por sua oferta. Clique para conferir e faça, que acontece!
Conteúdo Complementar
Aprenda a configurar o seu Catálogo de Produtos no WhatsApp.
Conclusão do curso
Pode consultar o dicionário: a palavra "venda" só vem depois de "relacionamento". Esta por sua vez, só vem depois de "confiança", que só vem depois da "amizade". Empenhe-se em ser util às pessoas, construa e explore a sua autoridade no seu nicho de atuação que as pessoas vão começar a enxergá-lo como referência naquilo que você faz. Escolha, dentre as pessoas que estão no seu ciclo (inclusive no digital), aquelas que realmente têm mais poder de comprar de você e ofereça vantagens e benefícios diferenciados a elas, mas sempre respeitando o bom senso de primeiro ser verdadeiramente útil a elas e, no caso deste curso, explore isso fortemente no WhatsApp. A venda vai ser mera consequência.