Como investir em marketing sem gastar com publicidade
No vídeo anterior a este eu falei que é perfeitamente possível investir no marketing do seu negócio sem fazer publicidade e neste vídeo eu vou dar alguns exemplos.
Comece investindo em você mesmo
Partindo do princípio que marketing é todo o conjunto de ações e comportamentos que você desenvolve ao redor daquilo que tem a oferecer para as pessoas (muitas vezes até mesmo de forma inconsciente), as primeiras áreas de investimento que você pode escolher para explorar o seu marketing são a sua consciência e a percepção que você tem daquilo que faz e é aí vai entrar o seu marketing pessoal.
Clique aqui e saiba como começar a investir em marketing!
Alguns itens a serem considerados
Analise a forma como você se veste e se apresenta (e aqui eu não me refiro à ideia de necessariamente usar roupas e produtos caros). Analise a forma como você fala, a forma como você escreve, o cheiro que você exala, o comportamento que você tem perante os pessoas (mesmo quando não está vendendo nada), e aí entram os seus amigos, os seus parentes, o seu superior, a sua equipe… analise o design da sua “embalagem pessoal” e até mesmo do seu produto (aliás, os seus produtos ainda não têm a embalagem própria? Se esse for o seu caso, comece a trabalhar nisso o quanto antes) .
Veja se as cores, as formas, a espessura, a gramatura, a textura, o paladar e o cheiro do seu produto, da sua empresa e como eu já falei, até de você mesmo… veja esses itens realmente se apresentam da forma como você gostaria de ser apresentado, lembrado e associado.
Clique aqui e saiba mais sobre os meus serviços empresariais!
Conclusão
Você precisa ser a primeira publicidade – digamos assim – ambulante, do seu negócio e esses são apenas alguns dos investimentos de marketing que você não só pode como deve fazer, antes mesmo de fazer publicidade, afinal ela tem o poder de ajudar as pessoas a baterem na sua porta, ligarem pra você, visitarem o seu site ou curtirem as suas páginas sociais. Depois disso, a coisa é com você, aliás, com o seu marketing.
O que o Gilvandro tem a dizer sobre o meu trabalho: