Existe limite de idade para ganhar dinheiro fazendo o que gosta?
A propósito
Enfim, vamos ao meu raciocínio.
A melhor época para ganhar dinheiro fazendo o que gosta é quando você é jovem e:
- É solteiro(a);
- Não tem filho(s);
- Não tem elevado custo de vida;
- Tem as contas pagas pelos pais;
- A sua realidade é vivenciada por determinado paradigma;
Isso porque diferente do que a maioria pensa, trabalho não é um lugar para o qual você vai, mas sim uma coisa que você faz muito bem e que graças a ela, consegue fazer com que as pessoas ao seu redor se sintam mais felizes ou mais bem sucedidas e, em contrapartida, consegue ser devidamente remunerado por isso.
Emprego? Ele é apenas uma das formas que você tem de fazer isso (e eu posso falar com propriedade, já que desde 2005 eu descartei de uma vez essa possibilidade).
Clique aqui e saiba como trabalhar e enriquecer sem depender de um emprego.
Até os 35 anos de idade você tende a ter um ativo muito poderoso
Claro que há exceções, mas de modo geral, até essa idade o principal ativo que você tem se chama Tempo.
Clique aqui e saiba como ganhar dinheiro com o seu passado.
Tendo tempo, fica mais fácil de assimilar os 5 fatores acima listados. Vamos a eles.
1. Você é solteiro
Aqui você pode investir o tempo que tem exclusivamente em si, seja para aprender um ofício ou se dedicar a uma carreira que não acontece no típico horário comercial (de segunda a sábado, das 08h às 18h).
Atividades profissionais como as que estão propensas a envolver viagens, plantões ou até mesmo as de cunho artístico (como eu já dediquei boa parte da minha vida) ou esportista, dentre outras, são exemplos das que você pode exercer sem a “preocupação” de ter alguém que não tem o perfil para acompanhar e/ou aceitar numa boa essa sua trajetória.
Consegue entender aonde quero chegar?
Clique aqui e confira algumas dicas para empreendedores solteiros atraírem a mulher ideal.
2. Você não tem filhos
Se você já trabalha, ótimo!
Separe uma parte do que ganha (eu sugiro pelo menos 10%) e faça o seu dinheiro trabalhar para você através de juros compostos, mas não caia na conversa fiada de coloca-lo na Poupança (clique aqui e entenda o porquê).
Se você prefere investimentos mais conservadores, eu sugiro que comece pelo Tesouro Direto. Clique aqui e saiba mais.
Se você está desempregado, isso não é desculpa!
Coloque-se à disposição de outras pessoas (inclusive as que têm empresas) para ajudá-las em seus problemas com base naquilo que faz de melhor e cobre por isso. Pode ser que a solução para os seus problemas não seja conseguir 01 único emprego, mas em ter vários clientes.
- Clique aqui e saiba como trabalhar e enriquecer sem depender de um emprego;
- Clique aqui e saiba como começar a ganhar dinheiro na internet divulgando apenas um único link;
3. Você não tem elevado custo de vida
Se você consegue se manter um padrão de vida no qual gasta menos do que recebe e não sofre por isso, você tem grandes chances de ser uma pessoa rica, pelo menos financeiramente falando, pois você sabe que ser rico o é diferente de estar endividado.
No entanto, mais inteligente do que apenas poupar um dinheiro que sempre sobra no fim do mês e deixa-lo parado, você precisa fazer com que ele trabalhe pra você e lhe traga mais dividendos, ou em outras palavras, mais dinheiro.
4. Você tem as suas contas pagas pelos pais
Aproveite para investir na sua educação profissional, mas não para ficar refém de uma única fonte de renda, um único emprego ou um único cliente.
Nos dias atuais, graças às plataformas digitais você pode ganhar dinheiro de toda e qualquer parte do mundo, a começar pela venda daquela coisa que você é foda em fazer, mais precisamente através do seu conhecimento, não importa qual ele seja.
Isso porque existem pessoas que querem aprender a fazer determinada coisa que você sabe, mas que têm dificuldades em como fazer ou que estão tendo problemas similares àquilo que você já passou mas superou, ou sabe como, pelo menos, amenizar.
- Clique aqui e saiba como ganhar de R$ 50 a R$ 1 mil com a venda do seu conhecimento;
- Clique aqui e saiba como começar a ganhar dinheiro na internet divulgando apenas um único link;
5. A sua realidade é vivenciada por determinado paradigma
Essa é a minha favorita e eu atribuo muito isso ao que é “moda” no momento. Veja o ramo da música, que foi por onde eu comecei:
- O que era sucesso na geração dos meus pais não necessariamente e por isso muitas bandas e cantores deixaram de existir;
- O que é sucesso na geração de hoje não necessariamente vai ser amanhã e por isso muitas bandas e cantores deixarão de existir;
A indústria muda, o público muda, o mercado muda, as necessidades mudam.
É o famoso “ciclo de vida” de cada produto.
Clique aqui e saiba por que os sucessos do momento incomodam tanto a gente.
A mesma coisa acontece no mundo das empresas.
Quantas profissões e empresas deixaram (e deixarão) de existir por causa da (falta de) inovação tecnológica? Eis alguns exemplos
- Antes usávamos a telefonia, hoje usamos o WhatsApp;
- Antes usávamos o serviço das Rádio Taxi, hoje usamos o Uber, 99, etc.;
- Antes comprávamos CDs físicos, hoje ouvimos Spotify, Deezer, etc;
- Antes alugávamos filmes nas locadoras, hoje temos Netflix, Amazon, Youtube, etc.;
- Antes procurávamos consultávamos agências de viagens, hoje temos Booking, Trivago, Expedia, etc.;
- Antes fazíamos pesquisas nas gigantescas enciclopédias Barsa, hoje temos o Google;
- Antes procurávamos pousadas e hotéis caros, hoje temos o Airbnb;
- Antes anunciávamos vagas de emprego ou algo para comprar e vender nos jornais Classificados, hoje temos o Mercado Livre, a OLX, o Linkedin, o próprio Market Place do Facebook, etc.;
- Antes precisávamos da Kodak para podermos tirar fotos e revelá-las, hoje temos os Smartphones que têm infinitas possibilidades;
- Antes você precisava pagar muito caro para ter informações como esta, mas hoje pôde encontrar esses insights de graça aqui no meu blog;
E isso não é nada!
Veja abaixo um filme que fala sobre a 4ª Revolução Industrial e sobre as profissões que deixarão de existir:
\Conclusão
Se você tem o privilégio de se enquadrar em pelo menos um dos 5 itens que listei acima e ainda não chegou aos 35 anos de idade, aproveite toda essa energia que tem para fazer e multiplicar o seu dinheiro agora, pois pode ser que daqui a um tempo você vá precisar se dedicar com uma dose extra de esforço para:
- Cuidar dos seus (futuros) filhos;
- Conhecer as novas tecnologias;
- Se adequar às novas tendências do mercado;
Depois que “a sua fase” passar, tudo tenderá a ser mais difícil, você se tornará muito mais resistente às mudanças e provavelmente poderá se arrepender de não ter começado hoje, enquanto (ainda) está na sua zona de conforto.
Depois dessa fase, pode ser que você ache chato e penoso ser recompensado pelo que faz apenas se botar a mão na massa (vendendo o seu tempo), ainda que adore fazer o que faz.
Porém, caso ainda não tenha se atentado para a possibilidade, saiba que atualmente já é possível ganhar dinheiro apenas tendo sistemas que trabalhem por você.
Na sua opinião, isso representa uma ameaça ou oportunidade?
Reflita e faça, que acontece!