Aos músicos

Compartilhe com os amigos!

Não sei quanto a você, mas na minha opinião a palavra “em-pre-en-de-do-ris-mo” sempre soou como algo difícil (a começar pela pronúncia) e sempre me vinha à mente um local cheio de gente, com maquinários, equipamentos, barulheira, produtos estocados, calor, estresse e um total e desconfortável furdunço. Não que em alguns casos não seja verdade, mas creio que esse arquétipo foi instalado na minha cabeça quando eu ainda era criança, afinal a informação era transmitida principalmente através de quatro veículos-base: rádio, tv, jornal e revista, sendo que na época sequer sonhávamos com uma tal de internet.

O fato é que muitos negócios não precisam girar em torno desse conceito (tão) distorcido por parte de alguns veículos de comunicação e arrisco dizer que ser empreendedor não está necessariamente ligado à tamanha complexidade difundida na literatura organizacional, mas simplesmente à questão comportamental. Como minha primeira profissão foi na área da música (e a exerço até hoje), resolvi criar 6 dicas para que você (sendo músico) possa ampliar as suas possibilidades de êxito na sua carreira artística.

Você é do tipo que pega seu instrumento, aprende as músicas, tira os solos, as técnicas, escreve as notas! Beleza: você realmente precisa aprender o seu ofício, conhecer o seu instrumento, se dedicar a ele e por conta disso às vezes acaba tendo que renunciar alguns prazeres como amigos, família, lazer, etc. Se você se enquadra nesse perfil, creio eu que você está realmente se empenhando e se dedicando a ser um músico profissional e com certeza, ter foco e determinação é fundamental para alcançar o sucesso – e isso é um traço de comportamento empreendedor. Para agregar mais valor aos seus resultados, aqui vão as 6 dicas:

1. Não mendigue ajuda!

Não espere que o Governo ou algum empresário apareça para ser uma mãe que vá carrega-lo e conduzí-lo ao sucesso. Corra atrás das suas oportunidades, não espere!

2. Use a sua principal aliada!

Falando em oportunidades, faça da tecnologia uma das suas aliadas. Com o seu celular grave seus vídeos ou suas ideias e publique na internet.  No início não se preocupe tanto com a qualidade da imagem ou edição. A sua mensagem se dá através do som, e para o músico (ou até mesmo para os internautas) é ele que mais conta.

3. Não dependa de gravadora!

Caso você tenha um pouco mais de recurso, hoje, com um bom computador, uma placa de som adequada, um bom, microfone e uma sala silenciosa você consegue fazer uma produção de qualidade. Você não precisa necessariamente depender de uma gravadora para fazer os seus registros fonográficos.

4. Explore e conquiste o seu espaço!

Não se preocupe tanto com a concorrência. Por mais que às vezes possa não parecer, existe espaço para todo mundo e você, com o seu estilo, pode sim, ser digno de trabalhar honestamente fazendo aquilo que sabe e gosta de fazer.

5. Você sempre pode melhorar!

Ao mesmo tempo que é importante você assumir o seu estilo, tenha autocrítica. Não é porque você tem o seu estilo definido que você não pode melhorar (aliás, nós sempre podemos melhorar). Pesquise, leia e ouça coisas dos seus ídolos: procure entender as técnicas ou recursos que eles usam e tenha neles a sua fonte de inspiração.

6. Não confunda fama com sucesso!

Embora alguns peanuncio ed bnsem ser palavras sinônimas, ter sucesso não é necessariamente ser famoso. A fama é resultado do sucesso que você conseguiu colher após fazer aquilo que acreditou, se dedicou, implementou e realmente ele não vem da noite para o dia. Da mesma forma é importante lembrar que fama também é diferente de prestígio. É lamentável ter fama e não ter prestígio e é definitivamente péssimo ter o primeiro mas não dispor do segundo.

Conclusão

Você não precisa estar numa empresa para ser empreendedor, mas para sê-lo, é preciso que você pense como uma. Assim, seus resultados tenderão a ser cada vez mais sólidos e concretos, mas isso é conversa para outro artigo. Faça, que acontece!

Confira também:

  1. Chico Oliveira entrevista Rafael Freire
  2. Entrevista Michael Pipoquinha – Harmonização no contra-baixo
  3. Entrevista Neto Gadelha – O Home Office como ferramenta de trabalho
  4. Entrevista Marcelo Arado – Marketing Pessoal Para Músicos
  5. Entrevista Cantora Beth Bruno
Compartilhe com os amigos!

Os 5 posts mais vistos até agora